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História

A turma de idealizadores da EXP Parking tinha uma ótima ideia, já validada, muita disrupção nas mãos e pouquíssima grana. Como a proposta era revolucionar a mobilidade urbana a partir da organização de estacionamentos públicos o desafio não era pequeno.

A ZUNI foi procurada pelo  idealizador do negócio que identificou uma dificuldade de penetração para  apresentar o produto ao mercado e associou que isso estava ligado ao logotipo que a empresa utilizava. Um fato que não possuía nenhuma evidência clara, mas que era um tanto quanto notório e simples de entender, quando nossa equipe se deparou com o logotipo criado pela equipe interna da empresa. 

Após as demonstrações e testes reais, o time da agência identificou um produto com muito potencial e um time de líderes com um foco inovador bastante inovador. Para a surpresa dos empreendedores a proposta da agência tinha tanta ambição quanto o projeto deles e apresentou muito mais que um logotipo – afinal esse elemento sozinho não faz nada. Ela deu vida a uma nova marca e toda a estrutura de branding que a empresa precisava, composto por identidade visual, posicionamento diferencial e um framework de comunicação capaz de dar suporte na entrada da empresa em seus mercados alvo.

Como resultado, além da melhora de penetração e entrada da empresa em diversas praças, o sonho da startup se realizou: a empresa foi vendida  ao Banco Pátria Investimentos, por meio da Holding Parebem em 2015. E  mesmo após a compra, a marca utiliza o posicionamento e os conceitos criados pela ZUNI, pois entende que eles são potentes o suficiente para perdurar por muitos anos com a marca.

Vaga Fácil, um logotipo infantil para apresentar um projeto de ambições de gente grande.

O motivador pela procura da ZUNI foi um logotipo criado internamente pela equipe de engenheiros da empresa.

Profissionais excepcionais para criar soluções inovadoras, mas que naturalmente não possuíam habilidades necessárias para criar uma boa identidade visual, muito menos um projeto de branding que representasse a seriedade e a grandeza do projeto.

Para além do problema de possuir uma identidade ruim e muito fraca que já deixava a empresa com uma posição péssima para suas apresentação iniciais, os idealizadores tinham o desejo de associar a marca a uma tecnologia verde, amiga do meio ambiente, e unificar o nome da operação com o nome da empresa mãe: EXPLORA Tecnologia.

Logotipo Vaga Fácil
Logotipo EXP Parking ZUNI

A ZUNI deu vida à EXP Parking, quanto marca.

Nossa equipe trabalhou em um projeto de marca que obviamente teria que entregar uma identidade única, memorável e capaz de simbolizar inovação e solidez, além de trazer a unificação do nome do negócio.

EXPLORA, embora tivesse uma ideia positiva na cabeça dos empreendedores (exploradores de novos caminhos), era bastante ingrata do ponto de vista da dubiedade de significados, especialmente para uma marca que atua na cobrança por uso de serviços públicos.

Os empreendedores se surpreenderam ao se depararem com um projeto que era tão ambicioso quanto o que propunham solucionar. As entregas propostas pela agência foram:

  • Criação de uma nova marca, constituída por um novo nome (naming), posicionamento simbólico claro, missão, visão valores e uma identidade corporativa que embalou todo esse novo conceito empresarial;
  • Criação e desenvolvimento de um processo de comunicação composto por 3 etapas, usado para ser um guia de comunicação para a entrada da empresa praças onde ela se tornasse concessionária;
  • Design de interface para aplicativo de busca de vagas;
  • Estabelecimento de critérios técnicos para a otimização de verba e compra de mídia nas localidades;

O Sistema de Comunicação EXP Parking

A ZUNI criou todo o processo de comunicação publicitária da marca para a implantação do sistema nas cidades. Centrado em 3 grandes blocos temporais, cada qual com seus objetivos e metas de comunicação, veja a seguir:

Fase 1 - Apresentação
Brand Awareness

Fundamental em qualquer relação humana, a etapa de apresentação é sempre um momento que envolve alguma tensão. Por isso, todo o esquema de apresentação da marca tem o objetivo de brand awareness.

O contexto, de maneira geral, é o de desconhecimento da marca por boa parte do público, pois trata-se de uma empresa nova e e inovadora, após todos os trâmites de licitação terem sido concluídos.

Existem cidades em que o sistema de estacionamento público (popularmente conhecido como Zona Azul) já foi ou é uma realidade. Em outros, o sistema nunca existiu e em situações mais extremas a empresa poderia assumir praças onde os sistemas anteriores eram completamente fraudados.

A maioria das situações correlatas foi levantada e para cada uma delas um setup de peças, meios e ferramentas de comunicação era acionado.

Fase 2 - Benefícios
Engagement

A EXP Parking foi concebida após uma extensa pesquisa dos empreendedores sobre os benefícios dos estacionamentos rotativos no mundo, dentro do conceito de mobilidade urbana.

Nesta etapa, a comunicação é orientada para apresentar aos cidadãos os benefícios de ter um transito mais organizado e que além disso todos devem ser vistos como possíveis usuários, logo é preciso buscar pela isonomia entre os cidadãos.

As peças e sistemática de comunicação desta etapa falava destes temas de maneiras simples e memoráveis, obviamente com a assinatura da empresa.

Nesta fase coordenamos para a marca todos os esforços de comunicação, inclusive com fornecedores externos de assessoria de imprensa e empresas de live marketing para produzirmos mais engajamento da população com o tema.

Fase 3 - Regras
Rules

Por mais óbvio que possa parecer, todo o processo de comunicação é feito com um objetivo de render cada centavo investido de um anunciante em receita para o negócio.

Esta é a etapa onde efetivamente é possível iniciar essa medida no caso da EXP Parking. Muito embora tudo já esteja definido no processo licitação e as audiências públicas (preços, regras de uso, etc), se a  comunicação iniciasse por esta fase (e os empreendedores chegaram a tentar), o fracasso na implantação é eminente. Os ruídos gerados e as resistências criadas ficam enormes, podendo ficar até mesmo intransponíveis, com o cancelamento do contrato de concessão.

Com o processo da campanha preparamos a população para receber uma nova empresa que irá substituir o poder público, damos razões para que cidadãos a defenda e chegamos ao momento de falar como tudo funciona.  Agora fica mais simples assimilar as regras: tempo de permanência nas vagas, preços, horários, onde comprar créditos ou pagar pelo uso, etc.

Óbviamente que o processo de comunicação promocional e relacional da marca não se encerra aqui. Entretanto, com o framework de lançamento EXP Parking, a etapa mais complexa e de maior tensão era toda mapeada e controlada, levando mais segurança e previsibilidade a todos os entes do processo de maneira muito eficiente (cidadãos, poder público executivo e legislativo e investidores). 

O APP EXP Parking ganhou um banho de UX da ZUNI

Outro ponto importante identificado pela equipe da agência foi a completa falta de análise e estrutura da arquitetura de informação do aplicativo oferecido aos usuários do sistema EXP Parking.

Em virtude disso e de outras questões técnicas existiam inúmeras reclamações nas lojas de aplicativos o que tornaria todo o processo de comunicação ineficiente, pois boa parte do que o usuário teria de contato com a empresa seria por meio do aplicativo.

A partir de uma visão centrada no usuário, a equipe da ZUNI se concentrou em facilitar o uso do sistema com as funções mais básicas em destaque: localizar uma vaga, fazer o checking de uso, realizar os pagamentos ou inclusão de créditos e notificar usos irregulares de vagas, diretamente por seus celulares.

Todo o desenvolvimento foi feito pela equipe de engenheiros da empresa utilizando frameworks prontos de terceiros, o que impossibilitava a resolução de todos os problemas identificados pela agência, mas ainda sim a implantação da nova interface foi um sucesso e logo depois diversos elogios foram identificados nas lojas, ainda que alguns problemas ainda persistam devido ao desenvolvimento.

App EXP Parking By ZUNI

A Interface simples e funcional do APP EXP Parking concebido pela ZUNI foi um sucesso logo na implantação.​

Informações claras e com ótima visualização foi um salto na qualidade do APP.

Site EXP Parking:
Informações úteis, serviços e conteúdo institucional

Para além da marca EXP Parking, a ZUNI deu vida para a presença digital do negócio que inexistia até então, transformando assim todos os pontos de contato com os consumidores, sempre com a consistência e o DNA EXP Parking.

Anúncios claros e diferentes promovem a conexão com todos os públicos, mas sempre com o os valores e propósitos da marca

Mídia exterior e pertinência em toda a comunicação EXP Parking

O VT publicitário Institucional EXP Parking
foi um um marco na história da marca

Poucas pessoas compreendem que um banco de investimento olhe para os aspectos intangíveis dos negócios. Mas na atualidade, são eles os maiores propulsores nos processos de fusões e aquisições e como pensado e planejado pelos diretores da ZUNI, foi exatamente o que aconteceu com a EXP em seu processo de negociação para a venda dos seus ativos. 

Na reunião de negociação final as tratativas estavam indefinidas, existindo até a possibilidade de não concretização da venda. O filme Minuto, institucional publicitário da marca ficou pronto poucas horas antes e foi apresentado como um item surpresa no evento. Segundo um dos investidores anjo, foi naquele momento que a venda se concretizou. A marca EXP Parking e todos os ativos da empresa Explora Tecnologia passou a fazer parte do portfólio do Pátria Investimentos, por meio da holding Parebem.

Enfim, se a sua marca precisa por mais que uma agência de propaganda, mas uma pareceria que usa a criatividade, o planejamento, os dados e as pesquisas para gerar mais valor para seu negócio, fale com a gente.

Traga a conta da sua marca para a ZUNI